Solidariedade

É dia de fazer o bem

Dia do Doador de Sangue será marcado por programação especial; neste sábado o Hemocentro de Pelotas estará aberto

Jô Folha -

Na próxima segunda-feira, 25, é comemorado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. A data serve para conscientizar cada vez mais a população e relembrar que muito mais que um ato de doação, a iniciativa é um ato de amor ao próximo. Para celebrar o dia, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) está com uma programação especial para os doadores que comparecerem na data. Neste sábado e em dezembro, o local também estará aberto, à espera dos doadores.

Para a coordenadora do Hemopel, Gisele Pinto, a doação se torna extremamente importante pelo fato do sangue não poder ser produzido. "Então precisamos contar com a solidariedade e a responsabilidade de toda população", completou. Ela garante que o processo é altamente seguro, indolor e leva cerca de 40 minutos. E frisa que esse tempo oferecido para praticar o bem pode salvar a vida de até quatro pessoas.

E é com esse pensamento que há mais de dez anos, Joel Pinheiro Ortiz, 50, se desloca até o Hemopel quatro vezes por ano. Para ele, o benefício é mútuo, pois se sente muito bem quando doa, e garante: "É de coração". O assistente social já está habituado com a preparação, então já procura garantir uma boa noite de sono para não ter problemas na hora. Este ano as três primeiras doações já foram concluídas, agora é só esperar pelo dia 15 de dezembro para realizar a quarta, e assim concluir com as obrigações de 2019.

Outros pontos destacados por Ortiz são o atendimento cordial e o capricho do local. Se alguém deixa de doar por algum receio nesse sentido, pode ficar tranquilo. "Podem confiar em todo serviço prestado lá", afirma. Além disso, é necessário trabalhar por uma conscientização cada vez maior, pois "é inadmissível alguém ainda ter medo". Para quem pensa em se tornar um doador, Ortiz confirma que não se arrependerá, pois não há nada mais satisfatório do que ajudar o próximo.

Atualmente, o Hemopel está com os estoques dentro do esperado, segundo Gisele. Porém, as doações nunca são demais, pois a instituição abastece os municípios da região de abrangência da 3ª e da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, e essa área engloba mais de 13 hospitais. Para atender toda essa demanda, são necessárias 1.200 bolsas de sangue por mês. Apesar dos estoques estáveis, a falta do sangue tipos A- e O- é recorrente. "Todos estão convidados a doar", frisou.

Quem comparecer no Dia do Doador de Sangue poderá prestigiar uma programação diferenciada. Lanche especial, participação de parceiros do Hemopel e distribuição de mimos serão algumas das atrações. "Serão atividades diversas durante todo o dia", garantiu a coordenadora. Nesse dia, o Hemocentro estará de portas abertas para receber os doadores das 8h às 18h. Neste sábado, o horário de funcionamento é das 8h às 13h. Nos dias 7 e 21 de dezembro a população também poderá comparecer até o local para ajudar quem precisa.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada em algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas, os interessados precisam ter entre 16 e 68 anos e mais de 50 quilos. Pessoas com hepatite B, hepatite C, doença de Chagas, sífilis, Aids (HIV) e HTLV não podem realizar as doações. Em caso de gripe, é preciso esperar no mínimo sete dias após a recuperação para poder doar. Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-la novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O adeus a Gugu Liberato Anterior

O adeus a Gugu Liberato

OMS faz alerta sobre a saúde dos adolescentes Próximo

OMS faz alerta sobre a saúde dos adolescentes

Deixe seu comentário